segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RESERVE PARA SI MOMENTOS TRANQUILOS, TODOS OS DIAS.

Começo a escrever esta estratégia exatamente às 4 horas e 30 minutos, minha hora favorita do dia.Ainda terei uma hora e meia só para mim, antes que meu mulher e as crianças saiam da cama e o telefone toque; pelo menos uma hora antes que alguém me peça qualquer coisa. Está absolutamente silencioso lá fora e estou na mais completa solidão. Há algo rejuvenescedor e pacífico neste estar sozinho e com tempo para refletir, trabalhar, ou simplesmente aproveitar a tranquilidade.
Venho trabalhando no controle do estresse por mais ou menos uma década. Ao logo deste tempo conheci algumas pessoas extraordinárias.Não consigo pensar numa única pessoa a quem considere plena de paz interior e que não procure reservar um tempo mínimo de tranquilidade que seja, todos os dias.Quer sejam dez minutos de meditação ou ioga, aproveitar um pouco a natureza, ou trancar a porta do banheiro e tomar um banho de dez minutos, seu tempo de tranquilidade é parte essencial de sua vida.Tal como a experiência temporária de solidão, ajuda a equilibrar o barulho e a confusão que inevitavelmente se infiltra em nosso cotidiano. Pessoalmente, quando não consigo sinto a diferença.
  1. Há um ritual que desenvolvi, e partilhei com alguns amigos. Como a maior parte das pessoas, vou e volto de carro, quase todos os dias.Há um lugar agradável onde gasto pelo menos um minuto apreciando a vista ou fechando os olhos e respirando. Isso faz com que eu diminua meu ritmo e me sinta controlado e grato. Partilhei essa estratégia com dúzias de amigos que costumavam me dizer que não "tinha tempo para a tranquilidade". Elas costumavam entrar a toda nos caminhos de suas casas, com o rádio aos berros em seus ouvidos. Agora, com uma simples alteração em sua rotina ,chegam em casa se sentindo mais relaxadas.

2 comentários:

  1. Não tenho carro, ando de ônibus, e quando desço do ônibus, eu subo a minha rua que cheia de árvores bem devagar, procuro sentir o perfume das árvores, o que me causa grande prazer e me trás muita paz. A minha rua é muito tranquila, não tem muito movimento de carros e nem mesmo de pessoas, consigo prestar atenção nos pássaros cantando nas árvores e chego em casa bem tranquila. É ótimo.Devem todos tentar tirar algum proveito dos minutos que sobram na vida para se manter tranquilos, e meditar um pouco na própria vida.

    ResponderExcluir
  2. Esta nota foi tirada do livro"Não faça tempestade em copo d`´agua... e tudo na vida são copos d`´agua...(RICHARD CARLSON,Ph.D.)

    ResponderExcluir